terça-feira, 28 de setembro de 2010

Manutenção do YPVS

A principal manutenção da YPVS é a sua desmontagem periódica para limpeza, consistindo na remoção de carvão que se acumula nos espaços entre ela e o bloco. Esse carvão se apresenta na forma de placas duras ou de aglomerados pastosos, aderidos no corpo principal e às superfícies dos alojamentos cilíndricos no bloco, regiões que não ficam em contato direto com os gases de escape. O carvão é presumidamente formado pelo óleo que penetra nas regiões que não ficam em contato direto com os gases, através das folgas entre o corpo principal e os furos de passagem do mesmo no bloco.

Apresentação dos componentes:

As duas fotos ao lado são da YPVS da minha DT200. Na foto superior os componentes estão separados. Em cima o parafuso que fixa as duas metades da válvula. Embaixo dele as duas metades do corpo principal com os pinos de alinhamento.
Na parte inferior, à esquerda, a tampa esquerda que serve de mancal para a extremidade esquerda do elemento principal, com o mancal voltado para cima.
Na parte inferior, à direita, o mancal da extremidade direta do corpo principal, que serve como espaçador entre o corpo principal e caixa da polia de acionamento. Ele está com a superfície de contato com o corpo principal voltada para cima.


Na foto inferior, as mesmas peças em outra disposição. Em cima, as duas partes do corpo principal, parcialmente

montadas, com o parafuso de fixação parcialmente inserido. Abaixo, à esquerda, a tampa-mancal do lado esquerdo, ainda com o "O"-ring velho no ranhura, na posição relativa ao corpo principal. À direita, o mancal da extremidade direita do corpo principal, sem o "O"-ring velho na ranhura circunferencial.

Note no corpo principal, da esquerda para a direita, e extremidade cilíndrica que serve de munhão do lado esquerdo, que gira dentro do mancal existente na tampa esquerda, seguido de duas semi-ranhuras circunferenciais, que não ficam em contato direto com os gases de escapamento, mas dentro do alojamento cilíndrico. Segue a área que fica em contato com os gases e que regula a sua passagem, onde se localiza a bipartição. Mais à direita um grande rebaixo circunferencial, que não fica em contato direto com os gases, mas dentro dentro do alojamento cilíndrico. A seguir, após um flange fino, a parte cilíndrica que serve de munhão direito, que gira dentro do espaçador, depois uma parte cilíndrica onde se fixa o retentor e na extremidade extrema, a ponta de acoplamento com a polia de acionamento. O carvão acumula-se nas semi-ranhuras do lado esquerdo e no grande rebaixo do lado direito, além das áreas próximas aos mancais.
A tampa esquerda aparece alinhada com sua posição relativa ao corpo principal. A extremidade interna quase toca no corpo principal. Já o espaçador direito fica em contato com o flange fino do lado direito do corpo principal

PROCEDIMENTO PRELIMINAR DE DESMONTAGEM

Lado direito

  • Remova a tampa do alojamento da polia de comando.
  • Afrouxe as porcas e parafusos de regulagem dos cabos de comando e remova-os.
  • Remova a porca de fixação da polia com um golpe seco na extremidade da chave.
  • Remova os dois parafusos de fixação do alojamento da polia e retire-o.

Lado esquerdo

  • Remova o parafuso Allen (4 mm) e retire a tampa com seu anel de vedação
  • Remova o parafuso Allen (4 mm) de fixação das duas metades da YPVS.

REMOÇÃO DA VÁLVULA

Proteja com um pano ou apelão grosso as faces da extremidade direita da válvula e, com o auxílio de um alicate universal, puxe com força para vencer a resistência do anel de vedação do espaçador. Em seguida, introduza, da direita para a esquerda, um bastão de madeira ou de plástico para empurrar a outra metade da válvula. Cuidado para não perder os dois pinos de alinhamento.

LIMPEZA

Remova os anéis de vedação velhos e o retentor (puxe o espaçador do eixo da metade direita) e coloque as peças carbonizadas de molho em solvente enérgico de pintura (solvente para tinta acrílica ou mais enérgico). Quando perceber que a borra acumulada começa a amolecer, use um instrumento fino ou uma lâmina estreita para raspar cuidadosamente o carvão acumulado. As peças são de liga de alumínio e devem ser atacadas com cuidado pelos instrumentos de aço. Após a remoção de todo o carvão, aplique levemente uma lixa de granulação 1200 nas regiões de apoio nos mancais (superfícies cilíndricas que giram na tampa esquerda e no espaçador direito.

REMONTAGEM

Instale anéis de vedação e retentor novos e instale as metades da válvula nos respectivos alojamentos. Instale o parafuso de fixação das metades tomando o cuidado de encaixar perfeita e corretamente os dois pinos de alinhamento. É conveniente que o escapamento esteja removido para facilitar a visualização da remontagem. Aperte moderadamente o parafuso de fixação das metades. Lembre-se que o corpo da válvula é de liga de alumínio e que qualquer aperto demasiado poderá espanar a rosca.

Coloque a tampa esquerda com seu anel de vedação novo, coloque e aperte seu parafuso de fixação. Coloque também o espaçador com seu anel de vedação e retentor novos. Essa etapa pode ser um pouco difícil. Faça com cuidado. Reinstale o alojamento da polia. Reinstale a polia garantindo que a parte cavada da válvula fique voltada para baixo. Há um ponto estampado na extremidade do metade direita da válvula, que deve estar para cima. Reinstale os cabos e regule. Monte a tampa da polia.

REGULAGEM DOS CABOS

Ligue a chave de ignição sem dar partida no motor. O servomotor da YPVS abrirá, fechará e abrirá a mesma. Mantendo a ignição ligada, com a ajuda de um pino de 4mm de diâmetro, alinhe o espaço das duas asas da polia com o furo de 4mm de diâmetro existente no bloco do cilindro. Ajuste os cabos de modo que na fiquem muito tensos (deixe pequena folga). Aperte bem as contra-porcas. Desligue a ignição e ligue novamente para verificar se, ao ficar na posição aberta, o alinhamento das asas com o furo se mantém.

TESTE DE FUNCIONAMENTO

Dê partida no motor e vá acelerando lentamente, observando o conta-giros, sem a tampa da polia de comando no lugar. Observar se a válvula começa a ser aberta por volta das 5.000 rpm e se a abertura completa ocorre nas proximidades das 8.000 rpm

Tudo conferido, feche tudo e pau na máquina!

3 comentários:

  1. como faço pra ligar a RD 350 sem o Ypvs????
    alguem sabe????

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  2. O que houve com as imagens?
    Simplismente não aparecem...
    http://falandodemotos.vilabol.uol.com.br/ypvs_1a.jpg
    http://falandodemotos.vilabol.uol.com.br/ypvs_2a.jpg

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