A principal manutenção da YPVS é a sua desmontagem periódica para limpeza, consistindo na remoção de carvão que se acumula nos espaços entre ela e o bloco. Esse carvão se apresenta na forma de placas duras ou de aglomerados pastosos, aderidos no corpo principal e às superfícies dos alojamentos cilíndricos no bloco, regiões que não ficam em contato direto com os gases de escape. O carvão é presumidamente formado pelo óleo que penetra nas regiões que não ficam em contato direto com os gases, através das folgas entre o corpo principal e os furos de passagem do mesmo no bloco.
Apresentação dos componentes:
As duas fotos ao lado são da YPVS da minha DT200. Na foto superior os componentes estão separados. Em cima o parafuso que fixa as duas metades da válvula. Embaixo dele as duas metades do corpo principal com os pinos de alinhamento.
Na foto inferior, as mesmas peças em outra disposição. Em cima, as duas partes do corpo principal, parcialmente
montadas, com o parafuso de fixação parcialmente inserido. Abaixo, à esquerda, a tampa-mancal do lado esquerdo, ainda com o "O"-ring velho no ranhura, na posição relativa ao corpo principal. À direita, o mancal da extremidade direita do corpo principal, sem o "O"-ring velho na ranhura circunferencial. Note no corpo principal, da esquerda para a direita, e extremidade cilíndrica que serve de munhão do lado esquerdo, que gira dentro do mancal existente na tampa esquerda, seguido de duas semi-ranhuras circunferenciais, que não ficam em contato direto com os gases de escapamento, mas dentro do alojamento cilíndrico. Segue a área que fica em contato com os gases e que regula a sua passagem, onde se localiza a bipartição. Mais à direita um grande rebaixo circunferencial, que não fica em contato direto com os gases, mas dentro dentro do alojamento cilíndrico. A seguir, após um flange fino, a parte cilíndrica que serve de munhão direito, que gira dentro do espaçador, depois uma parte cilíndrica onde se fixa o retentor e na extremidade extrema, a ponta de acoplamento com a polia de acionamento. O carvão acumula-se nas semi-ranhuras do lado esquerdo e no grande rebaixo do lado direito, além das áreas próximas aos mancais. |
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PROCEDIMENTO PRELIMINAR DE DESMONTAGEM
Lado direito
- Remova a tampa do alojamento da polia de comando.
- Afrouxe as porcas e parafusos de regulagem dos cabos de comando e remova-os.
- Remova a porca de fixação da polia com um golpe seco na extremidade da chave.
- Remova os dois parafusos de fixação do alojamento da polia e retire-o.
Lado esquerdo
- Remova o parafuso Allen (4 mm) e retire a tampa com seu anel de vedação
- Remova o parafuso Allen (4 mm) de fixação das duas metades da YPVS.
REMOÇÃO DA VÁLVULA
Proteja com um pano ou apelão grosso as faces da extremidade direita da válvula e, com o auxílio de um alicate universal, puxe com força para vencer a resistência do anel de vedação do espaçador. Em seguida, introduza, da direita para a esquerda, um bastão de madeira ou de plástico para empurrar a outra metade da válvula. Cuidado para não perder os dois pinos de alinhamento.
LIMPEZA
Remova os anéis de vedação velhos e o retentor (puxe o espaçador do eixo da metade direita) e coloque as peças carbonizadas de molho em solvente enérgico de pintura (solvente para tinta acrílica ou mais enérgico). Quando perceber que a borra acumulada começa a amolecer, use um instrumento fino ou uma lâmina estreita para raspar cuidadosamente o carvão acumulado. As peças são de liga de alumínio e devem ser atacadas com cuidado pelos instrumentos de aço. Após a remoção de todo o carvão, aplique levemente uma lixa de granulação 1200 nas regiões de apoio nos mancais (superfícies cilíndricas que giram na tampa esquerda e no espaçador direito.
REMONTAGEM
Instale anéis de vedação e retentor novos e instale as metades da válvula nos respectivos alojamentos. Instale o parafuso de fixação das metades tomando o cuidado de encaixar perfeita e corretamente os dois pinos de alinhamento. É conveniente que o escapamento esteja removido para facilitar a visualização da remontagem. Aperte moderadamente o parafuso de fixação das metades. Lembre-se que o corpo da válvula é de liga de alumínio e que qualquer aperto demasiado poderá espanar a rosca.
Coloque a tampa esquerda com seu anel de vedação novo, coloque e aperte seu parafuso de fixação. Coloque também o espaçador com seu anel de vedação e retentor novos. Essa etapa pode ser um pouco difícil. Faça com cuidado. Reinstale o alojamento da polia. Reinstale a polia garantindo que a parte cavada da válvula fique voltada para baixo. Há um ponto estampado na extremidade do metade direita da válvula, que deve estar para cima. Reinstale os cabos e regule. Monte a tampa da polia.
REGULAGEM DOS CABOS
Ligue a chave de ignição sem dar partida no motor. O servomotor da YPVS abrirá, fechará e abrirá a mesma. Mantendo a ignição ligada, com a ajuda de um pino de 4mm de diâmetro, alinhe o espaço das duas asas da polia com o furo de 4mm de diâmetro existente no bloco do cilindro. Ajuste os cabos de modo que na fiquem muito tensos (deixe pequena folga). Aperte bem as contra-porcas. Desligue a ignição e ligue novamente para verificar se, ao ficar na posição aberta, o alinhamento das asas com o furo se mantém.
TESTE DE FUNCIONAMENTO
Dê partida no motor e vá acelerando lentamente, observando o conta-giros, sem a tampa da polia de comando no lugar. Observar se a válvula começa a ser aberta por volta das 5.000 rpm e se a abertura completa ocorre nas proximidades das 8.000 rpm
Tudo conferido, feche tudo e pau na máquina!
muito bom!
ResponderExcluircomo faço pra ligar a RD 350 sem o Ypvs????
ResponderExcluiralguem sabe????
O que houve com as imagens?
ResponderExcluirSimplismente não aparecem...
http://falandodemotos.vilabol.uol.com.br/ypvs_1a.jpg
http://falandodemotos.vilabol.uol.com.br/ypvs_2a.jpg