terça-feira, 21 de dezembro de 2010

XTZ 250 Ténéré 2011 é a nova aventureira da Yamaha



Quando surgiram os primeiros boatos de que a Yamaha iria lança a Ténéré 250, começaram a “pipocar” na internet montagens do novo modelo trail. Algumas imagens eram bem realistas, outras nem tanto. Cercado de segredos, a marca decidiu então apostar suas fichas em uma jogada de marketing um pouco mais ousada (e arriscada também) usando o quadro “O Impostor”, do humorístico Pânico na TV. Por meio do site www.missaoimpostor.com.br, os internautas acompanhavam vídeos do personagem procurando a nova moto dentro da fábrica da Yamaha em Manaus (AM). Contudo, a marca dos três diapasões foi traída pela própria rede social. Um vídeo amador, gravado por um celular em plena luz do dia, na avenida 23 de Maio (SP), acabou com o segredo antes da hora. Bem, mas se você é fã da lendária linha Ténéré, a boa notícia é que a versão 250, feita com exclusividade ao motociclista brasileiro, estará na rede de concessionárias Yamaha já no início de novembro. O preço deve girar na casa dos R$ 13 mil.

Durante a apresentação oficial da nova motocicleta feita para um seleto grupo de jornalistas, os engenheiros da Yamaha deixaram claro que o consumidor da marca teve um papel fundamental no desenvolvimento do novo produto. Além das pesquisas de opinião e de clínicas realizadas com proprietários de motos da mesma categoria, a Yamaha consultou também os fóruns de discussão na internet. Foram encontradas diversas fotos da XTZ 250 Lander com bancos mais largos, bolhas aerodinâmicas e até mesmo com um tanque de combustível de maior capacidade.

Pesquisas também apontaram que o consumidor dessa categoria, além de usar a moto no dia a dia, costuma fazer viagens. Pensando em melhor atender esse público que também usa a moto na estrada nos finais de semana, a Yamaha lançou a XTZ 250 Ténéré, já em seu modelo 2011. A moto chega ao mercado para dividir espaço com a “irmã” Lander 250, que não sairá de linha, conforme informações da própria montadora. Já que na visão da Yamaha, apesar da moto ter a mesma base que sua irmã, o perfil do consumidor é completamente diferente.

QUASE TUDO NOVO
Na parte mecânica não existem grandes novidades. O propulsor de 250 cm3 com injeção eletrônica e os freios são praticamente os mesmos usados na XTZ 250 Lander. Porém a potência do propulsor agora é de 21 cv a 7.500 rpm e torque máximo é de 2,10 kgfm a 6.500 rpm. Na Ténéré a relação de marchas foi alongada para melhorar o desempenho e conforto na estrada. A nova moto está mais “on-road”, já que o garfo dianteiro agora tem 220 mm, 20 mm a menos que na Lander. O amortecedor traseiro com mola, óleo e gás, agora têm regulagem por rosca. O para lama dianteiro fica rente à roda e os pneus têm um desenho misto, voltado mais para o uso no asfalto.

Deixando a mecânica de lado, quando a moto foi finalmente mostrada todos os olhares se voltaram para os faróis duplos e para o grande tanque de combustível. Seguindo as linhas da Super Ténéré 1200, os refletores duplos com lâmpadas de 55/60 W ficam logo abaixo da bolha frontal. O tanque de 16 litros parece ainda maior oferecendo um belo conjunto com o banco em dois níveis. O bocal do tanque -- semelhante aos usados em aviões -- segue o padrão de motos de alta cilindrada da marca. É uma pena que a rabeta tenha ficado tão “tímida” perto do restante da moto. Outro pecado cometido pela Yamaha foi usar neste projeto o mesmo tipo de lanterna da linha XTZ 125/250. Faltou ousadia na parte traseira da moto.

PAINEL E CAIXA DE FERRAMENTA
Por trás da bolha fica o painel de instrumentos, que é parecido com o da naked XJ6. O que muda é a localização das luzes-espia. O conjunto traz mostrador digital com velocímetro relógio, marcador de combustível e hodômetro ao lado de um conta giros analógico arredondado. Os punhos não tem novidades, porém o guidão alto e largo deixa a postura do piloto mais ergonômica. A rabeta curta com alças para garupa completa o conjunto. Um bagageiro mais robusto seria bem vindo. Aliás, a Yamaha venderá o item como acessório em sua rede de concessionárias.

A bela proteção do escapamento também é nova e a caixa de ferramentas foi reposicionada (fica na lateral traseira da moto). Até mesmo a mangueira de freio recebeu um acabamento interno em cobre, para melhor desempenho.

Visualmente a moto parece ser de maior cilindrada, ainda mais na cor branca. Há também a opção da Ténéré 250 totalmente preta. Infelizmente, a cor tradicional azul, que imortalizou o modelo de 600 cm3 comercializado no Brasil na década de 90, ficou de fora. Se a montadora ratificar o preço -- R$ 13 mil, o motociclista fará uma boa compra, já que a nova Ténéré poderá ser utilizada em dupla jornada (cidade e campo).

No Brasil família Ténéré ficou conhecido pelas saudosas Ténéré 600 e a Super Ténéré 750, que até hoje são sinônimo de aventura. O novo modelo vem resgatar o prestígio da linha e também animar ainda mais os fãs da XT660Z Ténéré e XT1200Z Ténéré, que podem chegar em breve ao Brasil. O primeiro passo já foi dado com o lançamento da XTZ 250 Ténéré. (por Lucas Rizzollo)

FICHA TÉCNICA: YAMAHA XTZ 250 TÉNÉRÉ

Motor: OHC, 249 cm³, monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar com radiador de óleo.
Potência máxima: 21 cv a 8.000 rpm.
Torque máximo: 2,10 kgfm a 6.500 rpm.
Transmissão: Câmbio de cinco velocidades, com transmissão final por corrente.
Suspensão: Garfo Telescópico com 220 mm de curso na dianteira; monoamortecida com link e 240 mm de curso na traseira.
Freios: Disco de 245 mm de diâmetro (dianteiro); disco de 203 mm de diâmetro (traseiro).
Dimensões: 2.120 mm de comprimento, 830 mm de largura e 1.370 mm de altura. Entre-eixos 1.385 mm, altura do assento de 865 mm e 270 mm de altura mínima para o solo.
Peso: 137 kg.

IMPRESSÕES DE PILOTAGEM
YAMAHA XTZ 250 TÉNÉRÉ

Ao subir na Ténéré 250 é possível notar de cara sua principal característica: o conforto. Diferente da Lander na qual o piloto fica em uma postura de “ataque”, na Ténéré 250 a posição de pilotagem é mais relaxada, isso em função do guidão mais alto. Em trechos asfaltados a nova relação de marchas se mostrou acertada para a estrada. Mas a resposta do motor é levemente mais lenta. A proteção aerodinâmica se mostrou muito útil mesmo para os pilotos mais altos, com mais de 1,80 m.

Rodando por trechos de terra, o modelo conseguiu transpor pequenos obstáculos com facilidade. Com os pneus ainda com cera e as pastilhas ainda se assentando não foi possível tirar nenhuma conclusão sobre as mudanças na linha de freio. Mas, mesmo assim, a Ténéré 250 se mostrou dentro do esperado.(por Lucas Rizzollo)

Fonte: uol

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