sábado, 20 de março de 2010

MOTOR 4 TEMPOS

Motores de Quatro Tempos

São os motores que completam seu ciclo de trabalho com quatro movimentos do êmbolo, ou seja, duas voltas da árvore de manivelas.

O motor de combustão interna pode ter um ou mais cilindros. Entretanto, como todos têm o mesmo funcionamento, basta explicar o que ocorre com um deles.

O motor de quatro tempos funciona pela repetição ordenada de quatro movimentos:

  • Admissão;
  • Compressão;
  • Combustão;
  • Escapamento.

1º TEMPO: ADMISSÃO
A válvula de escapamento permanece fechada; a de admissão abre-se progressivamente. O êmbolo desloca-se do ponto morto superior PMS ao ponto morto inferior PMI, aspirando a mistura ar/combustível para o interior do cilindro.

2º TEMPO: COMPRESSÃO
A válvula de admissão se fecha e a de escapamento permanece fechada. O êmbolo inverte seu movimento do PMI para o PMS, comprimindo a mistura na câmara.

3º TEMPO: COMBUSTÃO
As válvulas de admissão e de escapamento continuam fechadas. A mistura comprimida é inflamada por uma centelha que salta entre os eletrodos da vela. Com a queima formam-se gases que se expandem, impulsionando o êmbolo de volta para o PMI.

4º TEMPO: ESCAPAMENTO
A válvula de admissão permanece fechada e a de escapamento abre- se, progressivamente, à medida que o êmbolo vai do PMI ao PMS, expelindo os gases resultantes da combustão.

Pelo estudo anterior conclui-se que: dos quatro tempos, apenas o terceiro (combustão) produz trabalho. Um volante, instalado no extremo da árvore de manivelas, regulariza o funcionamento do motor, compensando cineticamente os outros tempos que não produzem trabalho.

Os cilindros de um motor trabalham dentro de uma determinada ordem de combustão e o volante, por ter inércia, transforma os impulsos que recebe em um movimento contínuo, portanto quanto maior o número de cilindros mais uniforme é o funcionamento do motor.

Veja abaixo uma animação do funcionamento de um motor 4tempos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário